top of page

        Diário do Pilates

Equilíbrio entre o corpo e a mente

Pilates: atividade física em ascensão

Os exercícios físicos ajudam tanto a fortalecer o corpo, como manter a saúde em dia, e uma das práticas que trazem diversos benefícios além dos citados é o pilates. O fato de minimizar a dor em alguma região do corpo, principalmente coluna e lombar, talvez seja a principal causa para se procurar a atividade.

 

Originado na Alemanha, a prática vem ganhando cada vez mais importância no cenário brasileiro. E se destaca justamente por ter um diferencial de tantas outras, pois além de trabalhar o corpo, também trabalha a mente, buscando o equilíbrio entre as duas partes.

 

Outro aspecto positivo é o fato do pilates abranger todas as idades. Um exemplo é o de Sidinéa da Costa, 73 anos, que nos últimos anos se queixava de muita dor por todo o corpo. “Com a atividade acabei esquecendo os meus problemas, sem contar que me ajudou muito na parte física. Hoje tenho mais elasticidade, e as dores nos braços, pernas e coluna melhoraram”, disse a aposentada.

 

A prática valoriza a concentração, a precisão, a fluidez e a respiração e hoje é uma técnica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenção e tratamento de problemas de postura. Além do mais, a coluna precisa ser forte para sustentar o peso do corpo, e ao mesmo tempo maleável, para permitir uma grande quantidade de movimentos.

 

Já o relaxamento mental é um dos principais trunfos da técnica, que ajuda no equilíbrio, permite o autoconhecimento e a liberação de tensões do cotidiano. É a mente que guia o corpo. Deve-se dar atenção e importância a todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com maior eficiência.

 

O professor de pilates Thiago Touguinhó, 36 anos, está esperançoso para que o Pilates cresça cada vez mais no Brasil. “Minha expectativa é ótima. Anos atrás, quem praticava atividades físicas, preocupava-se com estética. Contudo, esse cenário mudou nos últimos 10 anos. Hoje, muitas pessoas procuram sair do sedentarismo para alcançar o bem estar, saúde e equilíbrio físico e mental, propiciando a ascensão do pilates”

 

O profissional também acredita que o grande número de benefícios que a técnica traz, seja um chamariz para que pessoas, indepedente da idade, comecem a realizar a atividade. “As vantagens são inúmeras. Aumento da resistência, aumento da flexibilidade, correção postural, melhora na coordenação, aumento da concentração e outros. E o bom que pode ser praticado pelos mais diferentes grupos: do super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente, da grávida ao paciente em reabilitação”.

 

Diferente das demais atividades, o pilates é composto por exercícios suaves, mas que não são fáceis. Seus equipamentos básicos são: bola e theraband (elástico) no pilates solo. Reformer, cadillac, step chair e ladder barrel no pilates com aparelho.

 

Alguns médicos ainda possuem preconceito com a prática, pois não procuram se inteirar com o método e seus benefícios. Cabem aos profissionais mostrarem para seus alunos que o pilates é uma alternativa eficaz de exercício físico. E a presença deles é fundamental para o alcance dos objetivos e da correta execução dos exercícios.

 

A professora de Português Natália Rocha, 32 anos, conta que buscou muitas atividades, mas foi nessa que se encontrou, pois foi muito importante para sua saúde física e mental. "Eu tinha uma protusão de hérnia de disco e sentia dores o tempo inteiro, e até à noite para dormir era bastante incômodo. Passei a frequentar as aulas e levava o aprendizado ao meu dia a dia também. Postura, respiração, tudo isso mudou na minha vida. Depois que comecei, não senti mais dores", disse a profissional.

 

 

O pilates tem tudo para alcançar um lugar de grande importância na sociedade, pois está provando ser um dos grandes métodos contra doenças que assolam a população, como a osteoporose. A maioria dos praticantes recomendam a atividade para outras pessoas. Seja para amigos, familiares, colegas de trabalho etc. O combate ao sedentarismo é uma realidade e o futuro é promissor quando se trata desse assunto.

Cinco coisas que você não sabia que podia fazer, antes do pilates 

Fotos da professora de Português Natália Rocha, de 32 anos.

1. Sorrir, mesmo estando de cabeça para baixo.

Ficar de cabeça para baixo parece uma tarefa difícil e dolorosa. Mas não para os praticantes de pilates, que estão sempre sorrindo nas fotos, mesmo em posições complicadas. Mas eles também sofrem para ficar nessas posições e precisam repetir as atividades diversas vezes até atingir a perfeição. Depois que conseguem alcançar o resultado, precisam tirar uma foto com aquele sorrisão para postar nas redes sociais. "Não vou mentir... Adoro!"

2. Flutuar.

"Voar, voar, subir, subir...". Já reparou que quem pratica o pilates parece conseguir flutuar em alguns exercícios?

3. Cair sem perder a classe.

"Já que é pra tombar, tombei...". Quem pratica o pilates também adquire a habilidade de disfarçar uma queda. Se a pessoa cair em público pode fingir que estava apenas treinando um exercício novo que aprendeu no pilates.

4. Fofocar com as amigas mesmo estando em posições perigosas.

As mulheres que temem trocar a academia pelo pilates porque acham que não poderão conversar, estão perdendo tempo.  Quem trocou a academia pelo pilates descobriu que dá para bater papo mesmo em posições muito loucas. 

5. Esticar partes do corpo que você nem lembrava que tinha.

Tchau, sedentarismo! Quando você começar o pilates, vai descobrir que pode mexer partes do corpo que você nem lembrava que tinha. Vai por mim, você vai se surpreender.

Corpo & Pilates

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Galeria de Fotos

Escola de Dança Petite Danse.
(Rua Uruguai, 463 - Unidade Tijuca).
Tel: (21) 2571-7531 | (21) 2571-4741

Movimentos & Sensações

Meu canal

Meu canal

Assista agora
bottom of page